Olhe-se com Amor
O PIOR DOS MEDOS
Temos dois sentimentos básicos: amor e medo. Um é a ausência do outro. A falta de amor gera o medo; o medo de não ser amado é o pior dos medos. A carência de amor e afeto explica toda a nossa insegurança perante a vida. Toda pessoa agressiva é insegura, insegura porque não se sente amada ou não se acha merecedora de amor. Por isso, a auto-estima está diretamente ligada à imagem que temos de nós mesmos. Vivemos de acordo com o que pensamos ser. Agimos e reagimos de acordo com a idéia que fazemos a nosso respeito. Se me vejo incapaz, sinto-me como tal e, em decorrência, comporto-me como incapaz. Se, todavia, vejo-me a superar problemas, sinto-me capaz, expresso confiança em tudo que faço. Sou como o ator que interpreta o roteiro da novela. O que esquecemos porém, é que também somos os autores do enredo. Em quase todas as tradições espirituais se afirma que o destino está em nossas mãos. E agora sabemos a razão.
Por sinal, qual é a imagem que você tem a seu respeito? Vale a pena meditar sobre o assunto, é muito provável que grande parte dos seus problemas esteja ligada ao chamado " complexo de inferioridade ". Não será essa a sua dor? Será que você não se sente menos, inferior aos outros? Nossa vida emperra quando nos sentimos assim, pois a autodepreciação derruba todas as nossas forças.
Se esse for o seu caso, a solução será mudar a imagem que formou a seu própio respeito. É simples, embora requeira trabalho constante da sua parte. Mas é compensador, você verá o impacto positivo em sua vida quando se amar de verdade. Segundo Nathaniel Branden, um dos maiores especialistas nesse assunto, a auto-estima envolve dois componentes : o sentimento de valor pessoal e o sentimento de competência pessoal. Sinta-se merecedor, digno, amável e capaz de lidar com qualquer obstáculos.
Ninguém de fato é inferior, apenas se sente como tal.
Ninguém é incapaz, apenas não descobriu o próprio poder.
Precisamos ajustar a nossa imagem, aproximarmo-nos daquilo que realmente somos : seres de luz, filhos de Deus, herdeiros de potenciais divinos. Por isso, você é uma pessoa digna de ser amada e não pode mais adiar o trabalho de gostar de si mesmo, pois pouco adiantará saber que os outros o amam se você bloqueia esse sentimento, desprezando-se. Ninguém terá força para viver sem um profundo amor por si mesmo. Esperamos que os outros nos amem, que preencham as nossas necessidades. Essa ância de ser amado é torturante, pois nem sempre é correspondida. Ninguém tem a obrigação de nos amar. Cada um tem a responsabilidade de cuidar de si mesmo.